30.9.09

30 de Setembro: Dia Mundial da Blasfêmia


Hoje fazem exatamente 4 anos que o jornal dinamarquês Jyllands Posten publicou uma série de charges sacaneando o profeta Maomé e a religião muçulmana, que sucedeu uma série de ameaças por parte dos seguidores de Allah, não só com o habitual "queimar no mármore do inferno" mas também com ameaças físicas direcionadas aos diretores da publicação, jornalistas e onde mais os fanáticos achassem conveniente direcionar sua irrascibilidade. Embora o jornal tenha se retratado publicamente em 2006, como forma de protesto, as charges foram republicadas em 2008 por cinco jornais daquele país.

Vale a pena lembrar que a hipocrisia árabe foi tamanha que na semana anterior à referida data em 2005 vários jornais do oriente médio publicou uma charge ofensiva aos judeus, pondo Hitler e Anne Frank na cama, mas que foi convenientemente posta de lado e não chamou a atenção da grande mídia.

Por esse motivo esse dia foi convenientemente escolhido para celebrar a liberdade de opinião, de crítica e, porque não, de humor. Aparentemente só a religião goza desse status que confere essa injustificada imunidade contra críticas, uma vez que políticos, sociedade em geral, celebridades e tudo o mais podem muito bem ser livremente passar pelo mesmo sem dar ataques de violência. Quiçá levar tudo na boa. E mesmo aqueles que não gostarem de ter a imagem posta na roda estejam livres para levar os responsáveis à esfera legal, mas não para a esfera negra da violência física em nome da religião. Não é de se surpreender, já que religiosos só funcionam na base de represálias e ameaças.

Para não perder a piada:

Curso de Astronáutica para Iniciantes

Uma oportunidade interessantíssima para quem gosta de astronáutica, exploração espacial e fãs incondicionais de Cosmos (infelizmente não disponível para venda no mercado brasileiro, mas disponível em sua rede P2P favorita...) de Carl Sagan. O Planetário da Gávea está dando um curso GRATUITO onde os alunos vão aprender a partir de noções de Física (recomenda-se ter tido um bom ensino médio, coisa rara hoje em dia...) como se coloca um satélite em órbita, o funcionamento de um foguete, o que são sondas espaciais e como elas exploram o Sistema Solar. Também será abordada a história da astronáutica desde os primórdios, passando pela corrida espacial até os dias atuais. Ministradas pelo astrônomo Naelton M. Araujo, as aulas contarão com palestras multimídia acompanhadas de atividades práticas - como lançamento de pequenos foguetes caseiros, observação visual de satélites artificiais, entre outras.

Curso:
Astronáutica para Iniciantes

Instituição:
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Público Alvo:
Entusiastas em astronomia em geral

Endereço:
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ

Contato:
(21) 2274-0046

Datas/Horários:
19 a 23 de outubro de 19h30 às 21h. As inscrições estarão abertas uma semana antes e permanecerão abertas até o primeiro dia do curso (dependendo do número de vagas disponíveis).

Pena que é no meu horário de aula, senão era certo de estar lá. Sem contar a distância brutal que o planetário fica da minha casa. Enfim, tenho saudades do Planetário. Fui lá com uns amigos em 2007 levar a irmãzinha da Su para um passeio e ela amou o lugar. Acho que essa vai dar pra salvar.

Dica do próprio Naelton, lá na The Big Bang Theory • Série.

10.9.09

Religião como arma de guerra

Ou: Judeus e Palestinos não são diferentes assim, afinal.

Li em algum lugar que o homem à cavalo com estribos foi um dos maiores inventos bélicos já criados pela nossa espécie enquanto outros especulam se não foi o arco e flecha. De qualquer maneira, Gengis Khan fez muito bem uso dos dois, tornando-se um dos maiores conquistadores de território ds história da humanidade. Mas acredito que até mesmo Temudjin teria que dar o braço á torcer se tivesse à mão um coisa chamada ideologia. Uma ideologia direcionada é a arma de destruição mais eficaz já inventada pelo cérebro criativo e cruel do homem, e funciona tão bem aliada à espadas e escudos quanto a bombardeiros B-2 e fuzis HK G3.


Digo isso pois o outrora orgulhoso de seu secularismo exercito israelense rendeu-se de vez ao fundamentalismo religioso, que segura um livro sagrado em uma mão e um fuzil na outra, à exemplo de seus adversários. A arma máxima da dominação e da subjugação, que funciona através do acúmulo de ódio àquilo que é diferente, como a mola que engatilha o cão de um revólver, retendo energia para alimentar sua própria cruzada contra os palestinos, leia-se muçulmanos. O território da Faixa de Gaza é mera mente um detalhe, pois o que mais interessa aos dois lados são os locais sagrados de adoração que se encontram no meio das terras. Religião, mais uma vez, envenenando tudo, pegando carona nas palavra de Cristopher Hitchens.*

Um número cada vez maior de rabinos está sendo formado dentro das forças armadas de Israel e sendo bastante doutrinários em sua mensagem para os soldados. Muitos deles civis, chegam à acompanhar tropas em incursões e patrulhamentos. Há relatos de que estariam distribuindo folhetos com material discriminatório dizendo, entre outras coisas, para tratar qualquer palestino árabe como inimigo, não só os militantes e soldados. Podem saber mais sobre o assunto em uma reportagem da BBC Brasil disponível aqui.

Religião: desde que o mundo é mundo ajudando a separar pessoas e propagar ao ódio sectarista.


- - -

* Só para lembrar que será lançado em breve dia 27 de outubro (não no Brasil, certamente) um DVD do Hitchens em debates com Douglas Wilson chamado Collision. Parece promissor, ainda mais ciente da verve de ambos em defender suas posições, mas difícil vai ser arranjá-lo fora das redes p2p...

9.9.09

R$10mi para reconstruir o templo da Renascer (no mínimo)


Parafraseando o Renato lá da Ateus e Agnósticos: "Um bando de gente dizendo que vai salvar o mundo, mas prefere erguer seu castelo primeiro."

Na minha última postagem eu citei aqui a tramitação pro Senado Federal de um projeto de lei do dia da Marcha Para Jesus, menos grave, pra mim tem o mesmo peso que uma Parada Gay. Direito de expressão. Ok. Mas o que é mais grave, um certo "acerto" da velha lei do convênio da Santa Sé, agora açambarcando na mesma gamela os evangélicos e toda e qualquer religião.

Sejam sinceros. Alguém duvida realmente que o templo de uma igreja não se enquadraria (ou forçariam um) quando é dito dentro do projeto de lei, entre outras, que o Estado deve proteger o patrimônio cultural das instituições religiosas? Imagine 10.000.000 de reais (botei um monte de zero para mostrar o drama) pagos do nosso bolso através do Governo Federal. Se isso não te faz arrepiar todo ou despertar seu senso de decência, meu amigo, não tem mais volta. Você já era, rodou, narcotizado que está e só sai dessa ensacado.

É triste.

7.9.09

Marcha para Jesus oficializada

Não é de hoje que caminhamos á toque de caixa para uma proto-teocracia. Apenas aumentaram o gás para uma marcha digna de espartanos. Aqui e aqui. E um feliz Dia da Independência para os otários que acreditam em qualquer bobagem...

Só pra lembrar sobre o que se trata esse projeto de lei:

- Reforça a validade civil do casamento religioso. (aguardem a palavra OBRIGATORIEDADE em uma emenda futura)

- O ensino religioso de matrícula facultativa nas escolas públicas de ensino fundamental é defendido pelo projeto, mas sem espaço para proselitismo. (minha próxima palavra a ser dissecada e escrotizada aqui)

- Estabelece que o vínculo contraído por fiéis consagrados é de caráter religioso e não gera obrigações trabalhistas. (mais um ponto para as empresas igrejas. Já tem isenção fiscal, porque não despreocupar-se com rescisões trabalhistas?)

- O Estado deve proteger o patrimônio cultural das instituições religiosas. (agora nem gastar dinheiro com a conservação das próprios estabelecimentos comerciais templos vão!)

- Permite manifestações na via pública, desde que não "contrariem a ordem e a tranquilidade". (se já era um saco aturar sem respaldo legal, imagine agora?)


Só metendo o pé. Alguém aí topa rachar apê na Dinamarca? Inglaterra? Uruguai? Esse último pelo menos é mais barato, pertinho e é o país com maior número de ateus na América do Sul!

4.9.09

O Sectarista

O sectarista é antes de tudo um egoísta de mente fechada. Para soar um pouco menos ácido e mais acadêmico, pode-se dizer que sectarismo é o estado de quem é partidário da visão que a verdade é uma coisa tangível, solipsista, única e radicalmente excludente das outras propostas ou visões de mundo que competem com a sua no mesmo terreno.

Geralmente o sectarista é incapaz de parar por alguns segundos e se fazer a cética pergunta "e se eu estiver errado?" Para ele, esse tipo de exercício é algo como uma profunda traição ao seu senso de realidade. Sua mente dispara automaticamente alarmes de perímetro ao menor sinal de racionalidade na questão da suposta verdade religiosa e, temeroso das consequências advindas desse pensamento fortuito que lhe assalta a mente, evita esse tipo de questionamento. Ou antes, não permite nem mesmo que essa pergunta possa ser sequer formulada, dada ao impulso negatório instintivo imediato de sobrevivência. Ele não quer se ver sob o risco de trair suas preciosas convicções. Sente-se intimidado pela recordação da velha imagem do purgatório cristão, com suas alegorias de sofrimento, agonia, desespero e dor por um tempo de execução eterno.

Levar à cabo uma reflexão desse tipo pode vir inclusive a por abaixo todos os mecanismos ideológicos incutidos na tenra infância. E se você não tem mais nada que justifique sua estadia e existência no mundo, você corre o sério risco de ficar sem chão. Por fim, acaba por ser reduzido a um lacaio de seu próprio imaginário. "Se Deus não existe, porque estou aqui? O que me impede de fazer o que quiser?". Se só isso o impede de se tornar um facínora, continue com sua fé. A sociedade agradece.

2.9.09

Ore antes de transar


A igreja católica do reino Unido está querendo incentivar o sexo e editou um manual de sexo manual sobre o assunto. Longe de ser um Kama-Sutra, a cartilha é um manual de rezas e orações à fim de purificar suas intenções antes de afogar o ganso com propriedade. O tutorial de alcova tem 64 páginas e conta com rezinhas bobinhas do tipo

"que permeie o nosso meio com amor que verdadeiramente oferta, ternura que verdadeiramente une, autolibação* que diz a verdade e não engana, perdão que verdadeiramente acolhe, união física de amor que recebe com prazer"

além de outras sugestões 100% aprovadas pela Santa Sé, o livro contém orações para cada estágio da vida a dois e da vida em família, incluindo o noivado (orações pra sexo para casais proibidos de fazê-lo?), planejamento de filhos (oração que substitui camisinhas...), gravidez (para que o aborto aconteça de forma expontânea e não por um herege médico matador de bebês yada-yada-yada)e cuidados com crianças (especial para padres!) e idosos.

Enfim, inútil.

Ao contrário do Page Not Found, de onde pesquei essa notícia, boiando ali no G1.

- - -

Post Scriptum: Eu li alta lubrificação! hahaha