11.6.07

Planetário

Nesse domingo eu fui ao Planetário da Gávea, um programa absolutamente perfeito para levar os petizes que nutrem interesse por ciência, sobretudo astronomia e evolução humana. Um lugar com dezenas de experiências e demonstrações dos fenômenos físicos espaciais. Inclusive com uma nave que ensina sobre os planetas, gravidade e principais características.

Outro ponto forte é o ensino de ciência elementar, sem influências criacionistas tolas ou fanatismo. Dentre muitas atrações interativas, um jogo ensina quais as características principais um sistema estrela-planeta precisa para poder suportar vida (magnitude estelar, massa do planeta e distãncia da estrela), perfazendo depois em caso de acerto todo o caminho da vida, desde seus blocos mais simplificados (elementos quimicos e moléculas) até os organismos mais complexos.

Mas bacana mesmo são as apresentações com projeção de multivídeo na cúpula principal, onde o filme fala dos mitos gregos e como eles acabaram por dar nome aos planetas e demais astros do cosmo. E frisando bem na palavra "mitos" e de como ela significa deuses inventados pelo homem no decorrer de sua infância na terra, e de como essas crenças do passado são incompatíveis com a sociedade moderna (não citam as crenças cristãs ocidentais, mas ok...).

Tudo isso por apenas R$6 por pessoa (para os cariocas, basta apresentar a carteira de identidade para ganhar desconto de 50% no ingresso). Essa e outras promoções da cidade estão aqui.

Nenhum comentário: