4.9.09

O Sectarista

O sectarista é antes de tudo um egoísta de mente fechada. Para soar um pouco menos ácido e mais acadêmico, pode-se dizer que sectarismo é o estado de quem é partidário da visão que a verdade é uma coisa tangível, solipsista, única e radicalmente excludente das outras propostas ou visões de mundo que competem com a sua no mesmo terreno.

Geralmente o sectarista é incapaz de parar por alguns segundos e se fazer a cética pergunta "e se eu estiver errado?" Para ele, esse tipo de exercício é algo como uma profunda traição ao seu senso de realidade. Sua mente dispara automaticamente alarmes de perímetro ao menor sinal de racionalidade na questão da suposta verdade religiosa e, temeroso das consequências advindas desse pensamento fortuito que lhe assalta a mente, evita esse tipo de questionamento. Ou antes, não permite nem mesmo que essa pergunta possa ser sequer formulada, dada ao impulso negatório instintivo imediato de sobrevivência. Ele não quer se ver sob o risco de trair suas preciosas convicções. Sente-se intimidado pela recordação da velha imagem do purgatório cristão, com suas alegorias de sofrimento, agonia, desespero e dor por um tempo de execução eterno.

Levar à cabo uma reflexão desse tipo pode vir inclusive a por abaixo todos os mecanismos ideológicos incutidos na tenra infância. E se você não tem mais nada que justifique sua estadia e existência no mundo, você corre o sério risco de ficar sem chão. Por fim, acaba por ser reduzido a um lacaio de seu próprio imaginário. "Se Deus não existe, porque estou aqui? O que me impede de fazer o que quiser?". Se só isso o impede de se tornar um facínora, continue com sua fé. A sociedade agradece.

Nenhum comentário: