16.6.11

Desprazer, irritação e antipatia não define

"Vamos admitir até que a mulher tenha sido violentada, que foi vítima... É muito difícil uma violência sem o consentimento da mulher, é difícil", comenta. O bispo ajeita os cabelos e o crucifixo. "Já vi muitos casos que não posso citar aqui. Tenho 52 anos de padre... Há os casos em que não é bem violência... [A mulher diz] 'Não queria, não queria, mas aconteceu...'", diz. "Então sabe o que eu fazia?" Nesse momento, o bispo pega a tampa da caneta da repórter e mostra como conversava com mulheres. "Eu falava: bota aqui", pedindo, em seguida, para a repórter encaixar o cilindro da caneta no orifício da tampa. O bispo começa a mexer a mão, evitando o encaixe. "Entendeu, né? Tem casos assim., do 'ah, não queria, não queria, mas acabei deixando'. O BO é para não facilitar o aborto", diz.

O bispo continua o raciocínio. "A mulher fala ao médico que foi violentada. Às vezes nem está grávida. Sem exame prévio, sem constatação de estupro, o aborto é liberado", declara, ajeitando o cabelo e o crucifixo.

Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos.


Uma das porras mais nojentas que pude ler recentemente. Ele fala isso do alto de seu "privilégio" masculino e de sua autoridade eclesiástica, da distância de mundos que separa aquilo que ele entende como vida daquilo que é a vida real. Tem que ser um canalha sem limites e merecedor de punição máxima quem estupra, mas tem que padecer de um cinismo sem tamanho dizer, fatalmente acreditar, e mais ainda seguir passivamente um posicionamento desumano como esse.

Um ser desses que não procria nem acasala, só entende de um mundo onde só homens detém o poder e cabe às mulheres apenas o papel de uma unidade reprodutora, é capaz de dizer um impropério desse quilate sem nem ao menos se envergonhar da comparação estúpida. Mas, como disse a Paula, desse tipo de gentinha, oriundos da mesma gamela que os bolsonaros e demais conservadores, espera-se isso mesmo. Surpresa mesmo é um discurso religioso que não mascare ódio aberto com uma carranca de amor irrestrito.

Nenhum comentário: