11.6.11

A base da pirâmide

Não sei se já aconteceu e eu não assisti, mas como dito pelo Roney Belhassof pelo twitter, alguma emissora brasileira teria coragem de fazer um teste como esse em seu horário nobre?

Existe um ponto (geralmente de ebulição) onde a liberdade de comunicação da mídia é uma liberdade concedida pela parcela mais conservadora da audiência. E essa liberdade concedida é diretamente ligada à opinião masculina predominante, uma vez que o beijo gay feminino gera menos asco à opinião pública (somado ao fato que é uma fantasia bastante comum no imaginário da maioria dos homens) que o beijo gay masculino, como pode ser visto no vídeo. Ou seja: a homofobia é um tijolo secundário da pirâmide dos preconceitos sustentada pela base monolítica do machismo.

Interessante constatar que ambos os movimentos, pró-homoafetivo e feminista, são percebidos de forma diferente hoje. O primeiro é muito mais aceito por uma parcela mais esclarecida da população que o segundo, que é vilipendiado dos muito ricos aos muito pobres, uma vez que é um traço sedimentar muito mais antigo que o próprio dinheiro. Na verdade é mais antigo que nossa civilização, uma vez que compartilhamos ascendência com símios de sociedade extremamente patriarcais, com registro de dominação e violência contra suas fêmeas, outros machos e o que quer que entre em seu território. A dominação masculina sobre a figura feminina une todos os estratos de uma sociedade com uma cola mais firme que qualquer modelo econômico ou polítco já criado e extremamente difícil de se dissolver.

Nenhum comentário: