1.3.10

O Universo em escala

Um dos maiores problemas para a divulgação científica, sobretudo dentro do campo da física, é a compreensão das escalas fora do nosso universo palpável e visível. Coisas muito grandes ou muito pequenas, na esfera do além planetário e do mundo microscópio, são geralmente incompreensíveis para a pessoa comum que não tem nenhuma base melhor do que fora aprendido no ensino médio.

A proposta dessa ferramenta é libertar do imagético as elocubrações enigmática acerca da matéria e trazer para o mundo compreensível, visível, real. O que nos leva a concluir que essa mesma matéria de que somos feitos, "poeira de estrelas" como dizia Carl Sagan, pelo menos nas mais aceitas teorias atuais, é tão ínfima, efêmera, quase que inexistente de tão pouca massa, que dá pra se concluir que somos feitos de maior parte... de quase nada.


Dê play e deslize a barra para a esquerda para encolher a escala e a direita para aumentá-la. E boa viagem!

Créditos para o Jovem Nerd, de onde eu vi primeiro essa ferramenta, que por sua vez catou lá no O Velho. A postagem original foi no excelente portal Newgrounds. Vale a pena dar uma olhada direto na página original onde é possível ampliar a janela e ver mais detalhes.

Nenhum comentário: