16.11.09

Ironia, sarcasmo e a arte perdida de interpretar textos

Gostaria realmente de entender porque a quase totalidade das pessoas não é capaz de perceber e lidar com a ironia e o sarcasmo. Seria por uma má formação escolar e portanto um não desenvolvimento pleno da faculdade da leitura clara? Ou talvez por causa da pressa em ler uma massa de palavras organizadas em parágrafos daí a precipitação ao tomar conclusões? Preguiça de digerir algo pouco maior que uma revista em quadrinhos infantil? E olha que nem precisa ser um texto megaelaborado, com referências litarárias ou cinematográficas remotas ou fora do eixo médio, mas quase sempre em exemplos triviais presentes em mídias de massa ordinárias.

Peguei esse texto no blog do Antônio Prata, colunista do Estadão. Os comentários logo abaixo são o que há de melhor na irrascibilidade de comentaristas na web. Acabo por achar que, sei lá, 90% das pessoas não estão preparadas para lidar com um volume tão grande de informação disponível na web, alheias que são aos meandros simples da comunicação moderna.

É de chorar.

Um comentário:

Bia alentejana disse...

Procurando uma imagem que concretizasse a idéia de "ironia,sarcasmo" topei com o seu blog. Presumo que você é uma pessoa muito mais jovem do que eu mas quanto a Religião penso que estamos na mesma onda embora eu já seja avó. Estou a gostar imenso da sua dialéctica. Penso que até vou mais longe pois acho que a religião católica que é a que a maioria professa em Portugal não é mais que uma indústria para alimentar um bando de parasitas. Continua também a ser uma espécie de droga que vai anestesiando o Povo...
Vou continuar a visitar seu blog porque gosto de coisas com essência. Obrigada. Brízida.