19.11.07

Argumentum ad baculum

Vejam só como essa gentinha pensa.


Encontrei esses dias aí pela internet duas imagens escaneadas desses folhetos que são sobejamente panfletados (leia-se confetizados) pelas ruas com motivos religiosos, mais especificadamente da Sociedade Bíblica Ebenézer, uma das centenas de denominações religiosas que poluem o já inchado sincretismo nacional. Como sempre me esquivo de receber qualquer coisa na rua, minhas chances de ter em mãos algo tão prenhe de manipulação textual de baixo calão são mínimas. Para facilitar a leitura, transcrevi o texto e o posto abaixo ipsum literis, cabendo ao autor do texto a responsabilidade pela sua publicação e distribuição nas ruas:

- - -
Carta do Além

Imagine se o diabo resolvesse escrever uma carta para alguém aqui da Terra. Dessas pessoas folgadas, que não estão nem aí com Deus ou com a igreja. Creio que ela seria mais ou menos assim:

"Caro amigo":
Saudações infernais!
Estou tão ansioso por nosso encontro final que resolvi escrever-lh afim de manifestar minha paixão por você. Você é tão perverso, malvado e rancoroso!
A característica que mais admiro em você é esse seu desprezo por Deus. Noto que voce transgride todos os mandamentos da Bíblia.
Particularmente estou torcendo para que você adquira logo uma doença. Com sua vida promíscua, creio que isto não vai demorar.

Também torço para que você se arrebente quando dirigir bêbado. Isto o traria logo para meus braços, numa união eterna.
Outro dia, quando se livrou daquele chato que, com a Bíblia na mão, insistia que você mudasse de vida, nós fizemos a maior festa.
Para encerrar, espero que você firme. Fuja da igreja. Nunca ouça ou veja aqueles programas que falam do meu maior inimigo - Jesus.

Atenciosamente
Satanás

Esta carta é uma peça de ficção. Mas o seu conteúdo é verdadeiro. Se você não gostou do que nela está escrito, vai gostar menos ainda do inferno. Ainda há tempo de se arrepender de seus pecados e se entregar a Jesus.
- - -

Um discurso tão carregado de falácias e argumentos vazios insustentáveis que me vi compelido a decupar os períodos e assinalar os mecanismos manipulatórios contidos no texto. Decerto não pude ser preciso o suficiente por se tratar de uma análise superficial e nem pude evitar derramar alguma jocosidade sobre o assunto. Se alguém se sentir de alguma forma agredido, não foi por mal(humor!).

Imagine se o diabo resolvesse escrever uma carta para alguém aqui da Terra. Dessas pessoas folgadas, que não estão nem aí com Deus ou com a igreja. Creio que ela seria mais ou menos assim: "Caro amigo": Saudações infernais! Estou tão ansioso por nosso encontro final que resolvi escrever-lhe afim de manifestar minha paixão por você.
Começamos mal...
- - -
Você é tão perverso, malvado e rancoroso!
Apela para o argumentum ad hominem, com o agravante de ser baseado em preconeito não fundamentado, já que considera todos aqueles que não compartilham da mesma fé deles como perversos, malvados e rancorosos.
- - -
A característica que mais admiro em você é esse seu desprezo por Deus.
Sinto muito, mas não dá pra desprezar o que não existe. Só posso desprezar mesmo a idéia de se inventar uma divindade para justificar os atos que o próprio povo que a inventa perpetra contra os seus.
- - -
Noto que voce transgride todos os mandamentos da Bíblia.
E olha que eu nem me esforço pra isso...
- - -
Particularmente estou torcendo para que você adquira logo uma doença.
Não basta apenas ameaçar, tem que rogar pragas como um xamã primitivo! Típico argumentum ad baculum, onde a força é elevada a categoria de argumento de convencimento.
- - -
Com sua vida promíscua, creio que isto não vai demorar.
Repeteco do argumentum ad hominem.
- - -
Também torço para que você se arrebente quando dirigir bêbado.
Repeteco do argumentum ad baculum. Gostaria apenas que esse pessoal se plagiasse menos e fosse mais criativo em seus "argumentos".
- - -
Isto o traria logo para meus braços, numa união eterna.
Não obrigado. Além de lúcido, sou hetero.
- - -
Outro dia, quando se livrou daquele chato que, com a Bíblia na mão,
Anos de treino. Uma cara fechada e uma mão espalmada são a defesa mais efetiva contra os chatos panfleteiros.
- - -
insistia que você mudasse de vida,
Além de chato tem precognição também para (supor) saber como é minha vida?
- - -
nós fizemos a maior festa. Para encerrar, espero que você permaneça firme.
Não tenha dúvidas disso, seu Capeta.
- - -
Fuja da igreja.
A coisa mais sensata que um garoto de 14 anos poderia ter feito.
- - -
Nunca ouça ou veja aqueles programas que falam do meu maior inimigo - Jesus.
A qualidade inerente deles já garante que meus olhos e ouvidos passem longe daquilo.
- - -
Atenciosamente - Satanás
Esta carta é uma peça de ficção.
Nem precisava ter dito isso!
- - -
Mas o seu conteúdo é verdadeiro. Se você não gostou do que nela está escrito, vai gostar menos ainda do inferno.
Argumentum ad baculum de novo. Ameaças, só conseguem argumentar com ameaças...
- - -
Ainda há tempo de se arrepender de seus pecados e se entregar a Jesus.
Já disse que sou hetero. Favor não insistir, colega!
- - -

3 comentários:

Marcelo disse...

eh complicado, tento respeitar os crentes, mas eles nao me respeitam

Rafael Mondini disse...

Neguim tem de ser muito idiota pra ficar com medo de tal peça de humor. Adoro o "saudações infernais"!

Gato Preto disse...

Boa análise. Eu já recebi esse folheto da minha mãe. Fiquei tão indignado quanto você, e inclusive também escrevi a respeito. Mas acredito que a melhor resposta a esse tipo de preconceito é os ateus conscientes assumirem o ateísmo e demonstrar que não são o que se pensa deles (é, ateu também pode dar bom testemunho). Claro que a alguns convém se pensarem como a melhor parte da humanidade só porque crêem em Jesus Cristo, mas entre os cristãos também há gente inteligente.
Um abraço fraterno
Walter N. Braz Jr.