4.4.08

Por que me tornei ateu?

Quando comecei a escrever o Caneca Orbital a proposta inicial era ser apenas um blog despretencioso sobre ateísmo. Queria citar bons autores da área sempre que possível, noticiar discussões que foram surgindo na comunidade Ateus & Agnósticos e exemplificar situações que deixam clara como a religião organizada é uma forma nada sutil de dominação ideológica e até com bastante freqüência, política.

Vez ou outra compartilho algumas nuances pessoais que, ao meu ver, não desvirtuam muito o tema da comunidade. Nessas pílulas particulares não cheguei a tecer muito profundamente o modo como cheguei às minha conclusões. Se o fiz, foi de forma sutil e, de qualquer forma, espalhado por trinta e poucas postagens. Como um bate-papo informal, onde a conversa vai vagando por assuntos vários, passando longe às vezes da seriedade que o assunto exige.

Ligado à essa vontade de me abrir, o aumento quantitativo de visitantes ao longo do tempo me fez pensar qualitativamente em quem anda lendo meu conteúdo. Entre esses novos (ainda poucos) visitantes há amigos próximos, amigos de profissão, amigos de monitor e amigos de sala, meus alunos. Sobretudo esses últimos despertam uma importância e responsabilidade maiores, já que sou de certa forma um formador de opinião deles. E para tanto sinto necessidade de responder sob o meu ponto de vista cada umas das quatro perguntas básicas abaixo, uma por postagem, ao longo das próximas semanas:

DEFINIÇÃO
O que é ser um ateu?

ORIGENS
O que envolve o não acreditar no sobrenatural e encarar a realidade buscando apenas na matéria fatos para explicá-la?

EVOLUÇÃO
Desde que me descobri ateu, o que mudou na minha conduta, postura, ética e modo como me relaciono com as pessoas?

MORAL
Como posso esperar que respeitem alguém que pensa de forma radicalmente diferente da grande maioria, se a única referência da minha maneira particular de ver a vida é uma palavrinha escrita no meu perfil do orkut e que raríssimos sabem realmente o significado?

7 comentários:

Anônimo disse...

Resposta: ateu é não acreditat no irreal.

young vapire luke lestat disse...

Passei a ter o adjetivo de ateu no momento que comecei a raciocinar e discernir lendas de realidade....


sepoder veja este video
http://www.youtube.com/watch?v=JGwAEhkmsSU


[]s L.Sakssida

Anne Angelique Fry Beau Pré Choiseul disse...

Qualquer coisa que vá contra a capitalista igreja e seus 'milagres' sempre terá uma idéia um tanto vaga. É bom que muitos tenham idéias diferentes e absurdas do ateismo, isso afasta os ignorantes. O mesmo acontece com outras 'religiões'. De qualquer forma, sou contra qualquer organização. Desculpe minha invasão!

Prazer, Angelique Choiseul

Unknown disse...

texto muito bem feito! ;*

Anônimo disse...

ai ai ai, eu num sou ateu e nao tenho nada contra kem eh....rsrs..mas bom blog cara bem feito as explicaçoes

ai comenta lah no meu depois vlw

Cyntia Bravo disse...

Que bom que você vai explicar, assim eu entendo melhor seu ponto de vista! xD
Bjuxxx

Unknown disse...

Bom eu não frequento a igreja a muitos anos,acho que não eh preciso ir a igreja pra estar conectado a Deus ....Bom será que sou ateu e não sei rsrs