9.8.07

Quasímodeus

Ontem uma amiga de uma comunidade passou o link de um vídeo do YouTube de uma montagem de fotos e vídeos em cima de uma música sobre o Lula (o que causou um certo desentendimento dentro da mesma motivado pelas posições políticas de certos membros...) Até aí, nada demais. Deve ser o duocentésimo vídeo sobre o mesmo paradigma patriótico de tempos de crise (que eu apoio, devo adiantar-me). A montagem está muito bem feita, com o tempo da música casando perfeitamente com as imagens. Parabéns ao btoscano24, autor do vídeo, pelo trabalho QUASE perfeito. Não estou tirando o mérito do trabalho do Toscano, tanto que o parabenizo mais uma vez pelo talento de videomaker e deixo a obra dele aqui pra quem quiser conferir:


Você ainda pergunta por que digo QUASE?

Logo no início (00:31), a música diz "uma elite sem deus é quem domina". Tenho certeza que ao escolher a música o autor se ateve ao conteúdo socio-político que o Zé Ramalho quis enfatizar na letra da mesma. É inegável que o compositor tenha tido êxito em sua obra — como já é costumeiro do artista — só que a mensagem está carregada, senão de preconceito, no mínimo com uma visão estupidificada pela ingenuidade da fé (prefiro chamar assim para não entrar no âmbito da hipocrisia teísta).

Como se o fato de alguém acreditar em uma mitologia tão prenhe de bobagens quanto qualquer outra inventada pelo homem, fizesse de tal crédulo alguém prontificado a melhorar a condição política vigente ou qualquer outra ação de benevolência. Isso é um conformismo tacanho e uma forma branda de demagogia acéfala em prol de uma crença que passou muito longe de ter feito bem para a humanidade. E todo mundo bate palma sem sem ao menos parar pra pensar sobre o que realmente estão escutando/assistindo por aí.

Um comentário:

Rê Silbat disse...

Pô, gostei muito do teu blog, Sgto. Quanto a teu post, poxa, você tem opinião forte e é bem crítico... é virginiano? rs

Brincadeira...

Assisti ao vídeo... Gostei bastante. E quanto ao pedacinho da letra que você criticou, sei lá, cara.. Mas veja a tradição do Zé Ramalho e esse lance regionalista que ele tem... Tem muito a ver com as letras dele...

Voltarei aqui mais vezes...

;*

http://ttimeoutt.blogspot.com