Campanha pela adoção do Divinismo
DIVINISMO é a figura de linguagem da classe dos vícios que constitui do hábito, por vezes reflexo, de atribuir a instâncias divinas, superiores ou mesmo místicas, os acontecimentos do dia-a-dia.
Publiquei essa introdução na postagem sobre a igreja da Renascer que tragicamente desabou em São Paulo na semana passada. A Mais recente notícia que chocou o país foi a morte da modelo Mariana Bridi, vítima de uma infecção renal que agravou-se para um quadro generalizado que veio a matá-la na madrugada desse sábado. Uma fatalidade e uma grande perda sobretudo para a família que teve que segurar a imensa barra de acompanhar o modo como a filha definhou dia a dia, tendo as mãos e os pés amputados numa tentativa de salvar-lhe a vida.
Agnaldo Costa, pai da modelo, afirmou, durante o velório da filha, que a morte dela foi uma "decisão de Deus". "Nós perdemos a batalha, mas não a guerra. Deus foi mais forte que eu e, por isso, a escolha dele é levar a Mariana. Mas ela vai estar sempre em nossos corações", disse.
Sem no entanto querer ser hipócrita, entendo perfeitamente que tipo de dor esse pai está passando agora. Perder uma filha com tanto potencial, bela como poucas, de modo tão sofrido é um avassalador baque para qualquer um. Mas não compreendo como prosseguem com essa síndrome de Jó, mulher de malandro (créditos ao Rato da Ex-Evangélicos pelo jocoso apelido). Crentes insistem em continuar submissos às suas ilusões particulares, negar todo o esforço feito por médicos para manterem sua filha viva para no final arrematarem com um simplório e insosso "deus quis assim".
Por essas e muitas outras estou iniciando uma campanha para esse vício de linguagem ser adotado oficialmente pelas gramáticas responsáveis por gerir as regras gramaticais, morfosintáticas e de léxica no Brasil. É um fenômeno muito recorrente para ser ignorado e reflete bem o que meramente é esse barbarismo que é atribuir tudo o que acotece a deus e demais genéricos divino.
Quem tiver algum tipo de conhecimento acerca da maneira como essas decisões são tomadas pelo Ministério da Educação ou qualquer outro órgão que seja responsável pela inclusão de novas regras regentes da nossa língua portuguesa, deixem uma mensagem ou mandem um email para canecaorbital@gmail.com.